Branding para cervejarias artesanais: como se destacar

Branding para cervejarias artesanais: como se destacar no mercado

As cervejas artesanais estão em alta – talvez não tanto quanto há algum tempo, mas ainda assim estão. Se você chegou até esse texto, provavelmente já tem ou quer ter sua marca própria nesse mercado, e aparentemente quer fazer isso direito, investindo em branding para cervejarias artesanais.

Em um contexto em que os consumidores procuram cada vez mais algo além do que simplesmente “cerveja gelada”, uma boa estratégia de branding pode ser a solução que você procura para sua marca alcançar o sucesso.

Afinal, com tantas marcas a disposição, ter uma marca e produto que chamem mais a atenção do possível cliente é fundamental. E é justamente disso que falaremos a partir de agora.

 

A importância do branding para cervejarias artesanais

Em mercados altamente populados, com abundância de concorrentes, o branding surge como uma possível resposta a demanda de diferenciação, como uma maneira de fazer com que os clientes percebam cada marca de maneira diferente e, dessa maneira, tenham uma escolha mais “fácil”.

Esse é o caso do mercado de cervejas artesanais.

Com a popularização dessas cervejas, que agora chegam as gondolas de todos os mercados, dois fenômenos – um positivo e um negativo – acontecem: mais pessoas passam a consumir esse produto, e, mais concorrentes entram nesse mercado.

Isso vai tornando o mercado cada vez mais populado.

E, mais populado, ele fica mais concorrido.

Ter uma estratégia de diferenciação de marca, nesse cenário, pode ser efetivamente o fator que separa a sua cerveja do sucesso, afinal, lá na gondola, ganhará mais atenção aquele que conseguir chamar mais atenção. E chama mais atenção aquele que é diferente.

E o branding, na ótica da Salcio, serve exatamente para isso.

Para diferenciar sua marca e comunicar esse diferencial para o mercado.

Dois grandes exemplos de marcas que fizeram isso de maneira competente são: Colorado e Coruja. Duas marcas nacionais, que começaram pequena, mas que, através de uma boa estratégia de marca baseada em diferenciação, alcançaram ótima visibilidade e resultados no mercado.

Entendendo seu público de interesse e mercado

Mas quando falamos de marca, uma das primeiras coisas que precisamos definir é: quem será o público ideal da sua marca de cerveja artesanal? Veja, não estou dizendo que você deverá impedir os outros de comprar, mas sim, escolher com que perfil de público a sua marca se comunicará diretamente.

Isso é o que chamamos de perfil de cliente ideal.

Depois disso, é fundamental olhar para o mercado onde sua marca estará inserida – ou seja, fazer uma boa análise de concorrentes. A partir disso, poderemos entender quais discursos e diferenciais seus concorrentes dizem ter, para não arriscarmos copiá-los nesses discursos.

Entendendo esses dois pontos, já teremos uma clareza melhor de quais caminhos podem ou não fazer sentido para nós, tanto em termo de relevância para o público de interesse quanto de diferenciação da concorrência.

 

Diferenciação: o que torna sua cerveja única?

Aqui chega a hora da verdade. Agora que sabemos para quem queremos vender, e o que essa pessoa valoriza, e sabemos quais discursos não podemos fazer, para não acabarmos como uma cópia de um concorrente, como podemos criar um discurso diferenciador?

O primeiro passo é olhar para dentro, e entender: o que nos torna únicos? Será que usamos algum ingrediente que ninguém mais usa? Desenvolvemos uma nova forma de fabricar cerveja? Temos uma personalidade muito diferente do que o mercado propõe?

Esse processo de análise e descoberta será fundamental para o futuro.

Afinal, é quando descobrimos nossos potenciais diferenciais, comparamos eles com os concorrentes, e validamos sua possível relevância para nossos públicos de interesse, que encontramos o nosso diferencial verdadeiro que, eventualmente, poderá ser usado como base para a construção da estratégia de branding.

 

Identidade visual e branding para cervejarias

Depois do diferencial “desvendado”, podemos efetivamente começar a trabalhar o seu branding para cervejarias. Afinal, já sabemos qual deverá ser o destaque de toda a nossa estrutura de comunicação, então o marketing para nossa cerveja se torna bem menos desafiador.

Nessa etapa, separamos o processo em dois caminhos: estratégia e identidade visual.

Na estratégia, trabalharemos maneiras tangíveis de expressar esse diferencial para o mundo, para que as pessoas percebam efetivamente nosso diferencial, e passem a se interessar pela nossa cerveja artesanal por conta disso. Aqui está o tal “branding para cervejarias artesanais” que, por essência, é o mesmo branding de todos os outros segmentos.

Na identidade visual, é importante fazer o mesmo caminho, e entender que cores, formas e texturas vão permitir que a sua marca comunique seu discurso e diferencial de maneira eficaz não apenas de forma verbal – falando – mas também de maneira visual.

Importante: muitas marcas de cerveja artesanal terão como principal ponto de contato o seu rótulo, e nessa etapa a construção de uma identidade de marca verdadeira e diferenciadora é fundamental, pois ela é que permitirá que sua cerveja seja vista e considerada na decisão de compra.

 

Desafios e oportunidades do branding para cervejarias

O mercado de cervejas artesanais, sem dúvidas, é um mercado bastante desafiador, principalmente pelo número crescente de marcas que entram nesse mercado todos os anos.

Ao mesmo tempo, existe uma grande oportunidade nesse mercado, que diz respeito ao motivo de compra dos consumidores. Atualmente, há um número muito grande de pessoas que vai preferir comprar marcas que o representem, no lugar de marcas que simplesmente parecem bonitas ou “de qualidade”.

Ou seja, se sua marca conseguir se conectar com essas pessoas através de seu discurso e diferencial, o sucesso da sua marca estará praticamente garantido.

Foi exatamente o que aconteceu com marcas como: Colorado, Coruja, Hocus Pocus, Paulistânia, entre outras.

 

FAQs

O que é branding e por que é importante para cervejarias?

Branding é o processo de criação e gestão da identidade de uma marca, englobando desde o logotipo e design até a voz da marca. Para cervejarias artesanais, o branding é crucial porque ajuda a diferenciar sua marca em um mercado competitivo, atrair consumidores e comunicar os valores únicos da sua cerveja.

Como identificar o público-alvo da minha cervejaria?

Para identificar o público-alvo da sua cervejaria, comece definindo o perfil de cliente ideal. Isso envolve entender quem são seus consumidores potenciais, o que eles valorizam em uma cerveja artesanal e como sua marca pode atender às suas necessidades e preferências. Realizar pesquisas de mercado e análise de concorrentes também é fundamental.

Quais são os principais diferenciais que posso destacar na minha marca?

Os diferenciais da sua marca podem incluir ingredientes únicos, processos de fabricação exclusivos, uma história ou origem interessante, valores sustentáveis, ou uma personalidade distinta. Identifique o que torna sua cervejaria única e utilize esses elementos para se destacar da concorrência.

Como desenvolver uma identidade visual atraente para minha cerveja artesanal?

Desenvolver uma identidade visual atraente envolve criar um logotipo, escolher cores, formas e texturas que refletem os valores e a personalidade da sua marca. Considere trabalhar com um designer especializado para garantir que todos os elementos visuais sejam coesos e atrativos, e que o rótulo da sua cerveja se destaque nas prateleiras.

Quais estratégias de marketing digital são eficazes para cervejarias?

Algumas estratégias de marketing digital eficazes para cervejarias incluem o uso de redes sociais para engajar com seu público, criação de conteúdo relevante (como blogs e vídeos), campanhas de email marketing, parcerias com influenciadores e a otimização do seu site para SEO. Utilizar anúncios pagos em plataformas como Google Ads e Facebook Ads também pode ajudar a aumentar a visibilidade da sua marca.

 

Uma marca forte é o caminho para o sucesso

Para nós, não há dúvidas, o branding para cervejarias artesanais é mais do que uma possibilidade, é uma necessidade. Principalmente para quem quer efetivamente se destacar no mercado, de maneira séria, profissional e bem direcionada.

Porque as pessoas só vão saber da qualidade do seu produto após consumir ele. E isso só acontecerá se elas tiverem dispostas a comprarem o produto.

E sua chance de conseguir isso será muito maior, se sua marca se destacar.

Quer saber mais sobre como aplicar o branding para cervejarias artesanais na sua marca, e se aproveitar desse benefício incrível que ele pode trazer? Entre em contato conosco para uma consulta e descubra como podemos ajudar sua marca a se destacar através de diferenciação.

Daltro Coutinho
Daltro Coutinho
http://www.salcio.com.br
Sócio fundador da Salcio. Designer por formação, redator por inclinação e estrategista por vontade de fazer mais. Sou responsável por todos os projetos de estratégia, além das etapas de expressão verbal e gestão de marcas.