Branding no esporte: Já notou como eventos esportivos dão aulas de narrativas?

O Branding no esporte é um dos melhores contextos para que possamos observar como as marcas constroem histórias relevantes e engajamento com o público.

Basta pensar nos lendários comerciais que passam sempre nos intervalos do Superbowl. Ou então nas estratégias incríveis que muitas patrocinadoras utilizam durante prêmios de Fórmula 1, até claro, as clássicas propagandas que usam o futebol como referência.

Enfim, quando o assunto é esporte os resultados são vastos. Estima-se que mais de $ 50 bilhões circulam, em média, a cada começo de temporada na Europa. 

Quando a bola rola, a grana circula. Mas, como as marcas podem aproveitar essa tendência de consumo para construírem histórias que vão se conectar com o público? É sobre isso que nós queremos conversar hoje. 

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O Poder da Narrativa no Mundo Esportivo

O esporte, em sua essência, é repleto de histórias ricas e envolventes. Desde a rivalidade de longa data entre times até a luta individual de um atleta contra adversidades, cada momento carrega uma narrativa profunda. Esses relatos capturam a atenção dos espectadores, provocando emoções e gerando lealdade. Vemos, por exemplo, torcedores de gerações diferentes unidos por um amor inabalável a um time ou atleta, evidenciando o poder que essa conexão traz para a vida das pessoas.

Para as marcas, esse tipo de engajamento é inestimável. Afinal, uma empresa que consegue criar uma história que ressoa com seu público tem uma chance maior de construir conexões duradouras. O segredo está em como essa narrativa é contada e em garantir que ela seja autêntica e significativa.

Confira em seguida: Humanização das Marcas? Já deu, marca é marca, humano é humano, certo?!

Branding no esporte Já notou como eventos esportivos dão aulas de narrativas

Como as Marcas Podem Utilizar as Lições dos Esportes

Incorporar elementos do mundo esportivo na estratégia de branding de uma empresa pode trazer resultados impressionantes. No entanto, isso não significa apenas patrocinar eventos ou atletas, mas sim entender e aplicar as técnicas narrativas utilizadas no esporte.

Identificação e Emoção

Assim como os fãs se identificam com times ou atletas, as marcas devem buscar criar essa identificação com seu público-alvo. Isso pode ser feito ao mostrar os valores, missões e crenças da empresa, assim como a Salcio faz ao ressaltar palavras como “Ambição”, “Curiosidade” e “Colaboração”.

Comunidade e Lealdade

Esportes têm o poder de unir pessoas de diferentes backgrounds sob uma paixão comum. Da mesma forma, as marcas podem criar comunidades em torno de seus produtos ou valores, fortalecendo sua relação com os consumidores.

Histórias Inspiradoras

Seja a história de superação de um atleta ou um momento épico em um jogo, esses são os momentos que permanecem na memória das pessoas. As marcas, da mesma forma, podem compartilhar suas próprias histórias de superação, inovação e sucesso.

Aqui na Salcio, por exemplo, notamos um compromisso com a individualidade de cada cliente e uma rejeição à ideia de “fórmulas mágicas”. Para nós, mais vale a elaboração de um narrativa autêntica, do que a fórmula mágica que muitas marcas tentam aprender e incorporar em suas estratégias.

Quer saber como construir histórias únicas para a sua marca? Então, entre em contato conosco e vamos marcar uma reunião. Será um prazer conhecer a sua empresa a fundo e elaborar soluções específicas para as riquezas disponíveis no seu branding. Afinal, cada marca é única e merece um tratamento assim.

Agradecemos a leitura e até a próxima! 

 

Daltro Coutinho
Daltro Coutinho
http://www.salcio.com.br
Sócio fundador da Salcio. Designer por formação, redator por inclinação e estrategista por vontade de fazer mais. Sou responsável por todos os projetos de estratégia, além das etapas de expressão verbal e gestão de marcas.