Branding no Agronegócio: vamos conversar sobre ele

Branding para Agronegócio vem se mostrando cada vez mais importante, mas ao mesmo tempo, mais desafiador.

Aqui na Salcio nós temos experiência em atender projetos que fazem parte do Agronegócio e podemos afirmar com bastante segurança: há muito espaço para crescer.

Por isso, hoje nós vamos conversar com você sobre essas estratégias e como elas podem revolucionar de uma vez por todas a sua marca.

Vamos lá! Fique confortável e aproveite a leitura.

Leia também: Leia também: Manual de Branding: a principal ferramenta da sua marca!

Entendendo o Brading no Agronegocio

Os tempos mudaram. Foi-se a época em que o consumidor ia no mercado em busca do mais barato, sem ligar para qualidade ou para história do produto.

Hoje, grande parte dos consumidores buscam informações antes de qualquer coisa. Principalmente, os novos consumidores da geração Y e Z.

Por isso não basta mais oferecer um bom preço, é preciso criar uma marca forte que o consumidor, ao se deparar com a logo, já entenda o que ela quer e representa no mercado. 

Em suma, é preciso criar uma Brand

Para isso, precisamos fazer o tal do “branding” que – como o nome sugere – é o ato de construir uma Brand, através de ações afirmativas de Marketing.

E é justamente sobre como fazer o branding acontecer que este artigo irá falar nas linhas abaixo!

As empresas de agronegócio que utilizam o branding corretamente já estão tendo ótimos benefícios. São:

1) Diferenciação: a empresa de agronegócio tem a oportunidade de oferecer motivos claros para o agropecuarista comprar o produto que ele realmente precisa.

2) Alto valor: ao transmitir valores relacionados a qualidade e segurança, um produto torna-se mais confiável. Sim, o branding agrega alto valor.

3) Fidelização: o branding adequado ajuda a intensificar o processo de fidelização. É a força da credibilidade espontânea!

4) Orgulho: outros benefícios do branding são despertar o desejo de comprar um produto e o orgulho de ter comprado este mesmo produto. Pense nisso!

Por que investir na minha marca?

Se você perguntasse, a minha resposta seria franca e direta: sim.

Até mesmo para se manter uma commoditie, você precisa construir uma marca de credibilidade, antes que o seu concorrente o faça.

Pare para pensar nas escolhas que você faz no dia a dia: qual a marca de sementes você compra? De qual empresa? E o seu fertilizante? E os insumos? E a logística? 

Provavelmente, todas as empresas prometem resultados semelhantes, mas, ainda assim, temos aquelas com as quais preferimos trabalhar por depositarmos maior confiança.

E confiança é o atributo fundamental para o aquilo que fomenta o agronegócio: relacionamento. 

Leia também: Como uma consultoria de Branding vai ajudar a sua empresa

Por que investir recursos em branding se vendo commodities?

Esse é um questionamento comum no agronegócio, já que trabalham exclusivamente com bens que chamamos de “commodities – bens essenciais ‘fungíveis’, isto é, mutuamente intercambiáveis e indiferenciados, como trigo, carne de porco ou açúcar” (Scott Bedbury, O Novo Mundo das Marcas). É aquilo que o único diferencial é o preço.

Que diferença faz se o saco de trigo valerá um valor X para todos os concorrentes, redefinido a cada dia? – Perguntam os produtos rurais. A estagnação do mercado acontece pela percepção errada de que só se cria valor no produto.

No mundo globalizado, o consumidor é bombardeado pelo excesso de informação e mensagens de marketing, em um fenômeno chamado por Marty Neumeier de clutter. 

Tem-se possibilidades infinitas de escolha e pouco tempo para decidir o que comprar, o que transformou a maneira como as pessoas fazem escolhas. Se antes as pessoas decidiam-se baseadas nas características físicas e em seus benefícios funcionais, agora valorizam atributos simbólicos.

O que esse produto se parece? Onde está sendo vendido? Que tipo de pessoa compra? Que tribo estarei me juntando se eu comprar? O que as outras pessoas estão dizendo sobre? E por último, quem faz? Porque se eu confio no produto, eu posso comprá-lo agora e preocupar depois.

O nível de confiança que eu sinto pelo produto, em vez da avaliação de suas características e benefícios é que vão determinar se comprarei esse produto ou aquele outro.

Portanto o diferencial não é o milho, ou o trigo em si, mas nos atributos simbólicos (com ênfase na confiança) que facilitam a primeira compra e que criam lealdade com a marca.

Leia também: Como é o processo de Gestão de Branding (Gestão de Marca) em empresas de grande porte?!

Branding para Agronegócio: como crescer as suas estratégias?

O branding é uma estratégia importante para empresas em todos os setores, incluindo o agronegócio. Para entender melhor como o branding pode ajudar empresas do agronegócio, preparamos um vídeo exclusivo no YouTube.

Nele, compartilhamos informações essenciais sobre como o branding pode ajudar empresas do agronegócio a criar uma identidade única e autêntica, a destacar seus pontos fortes, a se conectar com o público-alvo e a diferenciar-se da concorrência.

Além disso, também falamos sobre como definir uma estratégia de branding eficaz, como criar uma proposta de valor única, como definir a persona da marca e como avaliar os resultados da estratégia de branding.

Com essas informações, você estará mais preparado para entender como o branding pode ajudar empresas do agronegócio a se destacarem no mercado e como aplicar essas estratégias de forma eficaz.

Não perca mais tempo e acesse agora nosso vídeo exclusivo sobre como o branding pode ajudar empresas do agronegócio.

 

Daltro Coutinho
Daltro Coutinho
http://www.salcio.com.br
Sócio fundador da Salcio. Designer por formação, redator por inclinação e estrategista por vontade de fazer mais. Sou responsável por todos os projetos de estratégia, além das etapas de expressão verbal e gestão de marcas.