5 livros de branding para ler em 2023

A real é que não existe problema na construção da sua marca que não possa ser resolvida após uma boa leitura. Há sempre um livro, um estudo, um artigo ou um conteúdo rico que pode ajudar.

Pensando nisso, hoje eu trago os 5 livros sobre branding para ler em 2023. São aqueles que, certamente, agregarão muito aos seus conhecimentos e trarão resultados para a sua marca (se aplicados, claro).

Aqui estão cinco livros sobre branding que podem ser úteis para você ler em 2023:

“A Estratégia do Oceano Azul” de W. Chan Kim e Renée Mauborgne – É um livro escrito pelos professores W. Chan Kim e Renée Mauborgne, publicado em 2005. O livro apresenta uma abordagem inovadora para a estratégia empresarial, que propõe a criação de novos mercados, em vez de competir em mercados existentes.

A metáfora do oceano azul se refere a um mercado inexplorado, onde não há competição direta, e as empresas têm a oportunidade de criar uma demanda ainda não atendida. Em contrapartida, o “oceano vermelho” representa mercados saturados, onde as empresas competem ferozmente, muitas vezes resultando em uma guerra de preços e margens reduzidas.

Para criar um oceano azul, os autores propõem a utilização de uma estratégia de inovação baseada em quatro ações principais: eliminação, redução, aumento e criação. A eliminação consiste em eliminar fatores que são considerados desnecessários no mercado atual, enquanto a redução visa diminuir recursos gastos em áreas pouco relevantes. O aumento refere-se a ampliar aspectos que são importantes para o mercado e, finalmente, a criação consiste em inovar e criar algo novo que atenda as necessidades ainda não atendidas.

Ao criar novas categorias de produtos e serviços, as empresas podem capturar uma nova demanda e estabelecer uma vantagem competitiva duradoura. O livro apresenta diversos casos de empresas que aplicaram a estratégia do oceano azul, como a Cirque du Soleil e a Casas Bahia.

“Design de Identidade da Marca” de Alina Wheeler – Este livro é um guia abrangente sobre a criação de identidade de marca, que inclui conceitos e práticas essenciais para o desenvolvimento de uma marca forte.

“Como as Marcas se Tornam Ícones” de Douglas B. Holt -Aborda a questão de como algumas marcas conseguem se tornar ícones culturais, ou seja, símbolos que transcendem seu significado original e se tornam significativos em nível social.

O livro explora o processo pelo qual as marcas se transformam em ícones culturais, examinando várias marcas de sucesso, como a Apple, a Harley-Davidson, a Coca-Cola, a Nike e a Volkswagen. Holt argumenta que, para se tornar um ícone cultural, uma marca precisa ir além de simplesmente fornecer um produto ou serviço e deve incorporar um significado cultural mais profundo que ressoa com os consumidores.

O autor identifica três componentes-chave que contribuem para o sucesso de uma marca como ícone cultural: a autenticidade, a diferenciação e a substancialidade. A autenticidade é a capacidade da marca de expressar uma autenticidade cultural e emocional que ressoa com o público-alvo. A diferenciação é a habilidade de se destacar em meio a um mercado saturado e ser reconhecido como único e inovador. Já a substancialidade é a capacidade da marca de sustentar a sua relevância e significado cultural ao longo do tempo.

O livro “Como as Marcas se Tornam Ícones” é uma leitura importante para quem deseja compreender como as marcas bem-sucedidas criam uma conexão emocional com os consumidores e se tornam parte da cultura popular. Ele fornece insights valiosos sobre como as marcas podem se tornar ícones culturais e oferece uma estrutura para as empresas que buscam criar marcas duradouras e significativas.

“Posicionamento: A Batalha por sua Mente” de Al Ries e Jack Trout – Este livro é um clássico na área de branding e marketing, que apresenta estratégias eficazes para posicionar marcas de forma única na mente dos consumidores. Falarei mais dele adiante.

“Marketing de Conteúdo Épico” de Joe Pulizzi – Este livro se concentra em como usar o marketing de conteúdo para criar uma marca forte e estabelecer autoridade no mercado, por meio de histórias que engajam o público-alvo.

Estes são apenas alguns exemplos, mas há muitos outros livros sobre branding que podem ser úteis para você em 2023.

Destaque: Posicionamento: A Batalha por sua Mente 

“Posicionamento: A Batalha por sua Mente” de Al Ries e Jack Trout é um livro clássico sobre branding e marketing que apresenta uma estratégia eficaz para se destacar em um mercado competitivo, por meio de um posicionamento único na mente do consumidor. O livro explora como as empresas podem criar uma posição de destaque na mente dos clientes, oferecendo um produto ou serviço que se diferencia da concorrência e se conecta com as necessidades do público-alvo. Com exemplos práticos e análises de casos reais, este livro oferece uma visão valiosa sobre como criar uma marca forte e duradoura.

Curtiu esses livros e quer ainda mais dicas? Então confere o nosso vídeo no Youtube. Lá eu trago ainda mais livros sobre branding que irão transformar a sua visão de marca. Dá uma olhada:

Daltro Coutinho
Daltro Coutinho
http://www.salcio.com.br
Sócio fundador da Salcio. Designer por formação, redator por inclinação e estrategista por vontade de fazer mais. Sou responsável por todos os projetos de estratégia, além das etapas de expressão verbal e gestão de marcas.